contato@zaamp.com.br | (44) 3551-1001 | (44) 3551-1001 - 3551-1002 - 0800 123 7400 Loja
O mercado em 2022 promete continuar no ritmo de montanha russa de parque de diversões, com muita instabilidade e corre corre no mar. Por isso, eu decidi listar os 3 principais fatores de influência sobre os preços agropecuários para 2022.
O primeiro deles é dólar e taxa de juros, o dólar vai ajudar a precificar o boi e vai ditar uma boa parte das exportações.
A moeda perdeu força e considerando o PIB do Brasil. Nós vemos um enorme desafio em manter o real alto nessa projeção, principalmente quando olhamos o cenário de juros reais que estão em um patamar que não é nada desprezível.
Segundo ponto, o clima. Ele será um ponto influência sobre os preços, já que afeta a produção de alimentos. No ano passado, a estiagem e as geadas causaram morte de pastagens em quantidades importantes. O efeito dessas adversidades é sentido ainda hoje sobre a oferta de animais terminados, já que a gente tem um número reduzido de abate de bovinos até hoje.
E como terceiro ponto de atenção tem a inflação, que voltou a ser uma pedra no sapato para o aumento do consumo, já que exerce um efeito corrosivo sobre o poder de compra do brasileiro.
Quem mais sofre com isso, são as classes mais baixas já que elas têm dificuldade em proteger o seu capital contra os efeitos nefastos do aumento generalizado de preços. No caso da carne bovina, por exemplo, historicamente o consumo dela é afetado pela inflação de uma maneira muito intensa.